V. O Batismo Deve Ser Repetido?

 

A. SIM. O BATISMO DEVE SER REPETIDO SE A PESSOA NÃO ERA SALVA QUANDO SE BATIZOU.

1. Atos 19:1-5 revela que algumas pessoas que haviam sido batizadas por João Batista nunca creram em Jesus, por isso quando fizeram esta decisão, foram então _______________ no nome do Senhor Jesus.

2. De acordo com Atos 8:36,37, não se pode permitir que uma pessoa seja batizada, antes de ________________ em Jesus Cristo de todo o coração.

NOTA: Se uma pessoa for batizada antes de ter nascido de novo realmente, é obrigação dela se batizar de novo. A primeira vez foi um ato sem significado, porque não houve morte para a antiga vida de pecado-pois ainda era um pecador perdido.

 

B. SIM. O BATISMO DEVE SER REPETIDO SE A PESSOA FOI BATIZADA DO MODO ERRADO.

1. Lembre-se do que significa a palavra batizar: "mergulhar, imergir, cobrir ___________________".

2. O exemplo de Atos 8:38 fala sobre __________________ na água.

3. O retrato de Romanos 6:3-5 mostra que o batismo retrata a ________________, o sepultamento e a ressurreição.

NOTA: Se o batismo de uma pessoa consistui em ter sido aspergida ou derramarem água em sua cabeça, então não foi um batismo de acordo com a Bíblia. A obrigação da pessoa agora é obedecer ao Senhor e ser batizada do modo certo.

 

C. NÃO. UMA PESSOA NÃO DEVE SER BATIZADA NOVAMENTE SE JÁ ERA SALVA E FOI BATIZADA DO MODO CERTO.

1. Romanos 6:4 mostra que quando descemos às aguas, estamos retratando a morte e sepultamento de Cristo. Quando saímos da água (versículo 5) retramos Sua __________________ e nossa nova vida em Cristo.

NOTA: Submetermo-nos a dois batismos uma vez salvos é totalmente contra a Bíblia. Isto retrataria uma segunda morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.

Hebreus 9:28 torna bem claro que "Cristo foi oferecido ________________ para tirar o pecado de muitos". Batizar-se de novo significa que a nova vida em Cristo acabou - e isto jamais acontecerá. João 6:37 diz: "Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim: e o que vem a mim de modo nenhum o __________________ fora".

2. Hebreus 6:1,2 diz que não podemos colocar alicerces que já foram colocados: em relação ao arrependimento, fé, ________________, imposição das mãos, ressurreição e juizo eterno.

NOTA: Se um alicerce foi colocado de modo correto, vai durar a vida toda. Se confiou em Jesus Cristo uma vez, então não precisará colocar este alicerce de novo, nunca mais. Ele durará "por toda a eternidade". Se seguiu ao Senhor no batismo segundo a Bíblia, então nunca mais precisará ser novamente batizado.

 

REVISAO:

1. Crer vem _______________ de ser batizado.

2. As pessoas que creram na pregaçã de Pedro foram batizadas no mesmo _____________________.

3. Saulo foi batizado ________________ dias após ser salvo.

4. O carcereiro foi salvo e batizado na mesma __________________ da noite.

5. _________________, o batismo deve ser repetido, se a pessoa não era salva, quando foi batizada.

6. _______________, o batismo deve ser repetido, se a pessoa foi batizada do modo errado.

7. ________________, uma pessoa não deve ser batizada de novo se já era salva quando se batizou ou o fez do modo certo.

8. Se um alicerce é colocado da maneira certa, então vai durar ________________.

 

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, 6, Final Test   Liberty Bible Course Directory