II. Veja o Castigo para o Pecado

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23

 

A. O PECADO TRAZ A MORTE.

    1. Romanos 6:23 nos diz que o pagamento ou salário do pecado é __________.

    2. De acordo com Romanos 5:12, a morte entrou no mundo por causa do ______________.

   3. Este mesmo versículo afirma, mais adiante, que todos os homens morrerão porque ________ pecaram.

    4. Por causa do pecado do homem, lemos em Gênesis 3:22-24 que ele foi impedido de comer da _________________; por isso, fisicamente, ele não viverá para sempre.

    NOTA: É bem claro que Deus criou o homem para viver para sempre fisicamente. Não havia morte; mas, por causa do pecado do homem, a morte entrou no mundo.

 

B. O PECADO TRAZ A MORTE ESPIRITUAL.

    1. Deus avisou a Adão que se ele comesse da árvore proibida, morreria naquele mesmo ______, de acordo com Gênesis 2:17.

    2. Isto não podia se referir à morte física, porque os dois continuaram a viver e enfrentar certas conseqüências. Por favor, leia Gênesis 3:16-19, e veja quais foram as conseqüências.

        a. A mulher agora enfrentaria sofrimentos grandemente multiplicados (tanto no parto quanto em dores) na gestação e ao dar à _____________.

        b. Adão teria sofrimento (em forma de trabalho e dor) porque a ________ seria agora maldita. Ele teria que trabalhar muito e com o suor do rosto prover alimento para a família.

   NOTA: É óbvio que Adão e Eva não morreram fisicamente no dia em que pecaram, porque Deus lhes deu provações físicas com as quais teriam de viver. Por isso, de que maneira morreram aquele dia? Por favor, note as seguintes perguntas para descobrir a resposta.

    3. Por favor, leia João 3:1-12, e preencha os espaços abaixo.

        a. Jesus disse no versículo 3, que a não ser que uma pessoa _________ de novo, não poderá ver o reino de Deus.

        b. No versículo 4, Nicodemos quer saber como vai caber no _________ da mãe, a fim de nascer pela segunda vez.

        c. Jesus torna claro nos versículos 5 e 6 que Ele não está falando sobre dois nascimentos físicos:

            1) "O que é nascido da carne é ________".

            2) "O que é nascido do Espírito é ___________".

    NOTA: Jesus deixa bem claro que Ele está se referindo a dois nascimentos distintos - um físico e um espiritual.

    ILUSTRAÇÃO: No versículo 8, Jesus dá um retrato do nascimento espiritual, comparando-o ao ________. Você não pode ver o vento, mas com certeza pode ver o que ele faz às árvores e objetos em seu caminho.

    Do mesmo modo, você não pode ver o espírito real de uma pessoa "nascendo de novo" (porque o espírito de uma pessoa é invisível como o vento), mas com certeza pode ver o efeito de tal nascimento na vida de uma pessoa.

    Esta pessoa vai sentir um novo desejo de fazer o que é certo, por isso atitudes e hábitos ruins mudarão. Isto não significa que a pessoa se torna perfeita instantaneamente (só seremos perfeitos quando chegarmos ao céu). Mas, do mesmo modo como o vento move as coisas na direção em que sopra, assim também Deus moverá o crente na direção da justiça.

    4. Tiago 2:26 diz que o corpo sem o ________________ está morto.

    NOTA: Há muita controvérsia sobre quando a vida começa e termina exatamente. Salmo 51:5 nos mostrou anteriormente que a natureza pecaminosa é passada na concepção, por isso uma pessoa está "vivendo" naquele momento.

   A definição médica para morte mudou com o passar dos anos. Antigamente quando não se detectavam mais as batidas do coração ou pulso, a pessoa era considerada morta. Hoje, com máquinas capazes de bombearem sangue e oxigênio numa pessoa cujo corpo cessou de funcionar, criou-se nova definição para a morte.

    Aceita-se medicamente que uma pessoa morreu quando as ondas cerebrais cessam. A Bíblia define morte física o momento em que o espírito deixa o corpo.

    Mas a Bíblia fala sobre mais de uma morte - a morte física. Por favor, estude os seguintes versículos para descobrir que outro tipo de morte a pessoa pode sofrer.

    5. Em Apocalipse 20:6, diz-se que uma pessoa é bemaventurada e santa se tiver parte na primeira ressurreição, porque a ______________ morte não terá poder sobre ela.

    6. De acordo com Apocalipse 20:14, a segunda morte ocorre quando a morte e o inferno forem lançados no ________________________.

    NOTA: Morte nunca significa "deixar de existir". A morte é só separação.

        a. A morte física acontece quando o espírito se separa do corpo.

        b. A morte espiritual acontece quando o espíorito fica separado de Deus. (Foi isto o que aconteceu no dia em que Adão e Eva pecaram. O único jeito pelo qual podiam ser unidos mais uma vez a Deus em seus espíritos, seria se "nascessem novamente" espiritualmente, ou "trazidos à vida".

        c. A segunda morte é quando o espírito fica separado de Deus para sempre. (Isto acontece no que se chama o Julgamento do Grande Trono Branco que vemos em Apocalipse 20:11-15).

    7. Daniel 12:12 diz que muitos que dormem no pó (são mortos fisicamente) ressuscitarão (ressuscitarão fisicamente). Mas a ressurreição vai ser bem diferente. "Uns para a vida eterna", (aqui se referindo aos santos do Velho Testamento que receberão o novo corpo glorificado) "e outros para ________________ e horror eterno," (aqui se referindo aos perdidos que ressurreirão fisicamentes para experimentar a segunda morte — seperação eternal de Deus.

    8. De acordo com João 5:28,29, "... __________ os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão."

    9. O que acontecer na ressurreição, não vai ser o mesmo para todos, porque versículo 29 diz, "os que tiverem feito o bem, para ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do

_________."

    10. Atos 24:15 ensina a mesma coisa, que os injustos vão ressucitar para receber o julgamento eterno porque está escrita, "... haverá ressurreição, tanto de justos como de ________________."

    ILUSTRAÇÃO: Por favor, leia Lucas 16:19-31 para descobrir o que acontece imediatamente após a morte de uma pessoa.

    Para a pessoa nascida espiritualmente há paz e conforto. Mas para uma pessoa morta espiritualmente, há dor e tormento. Note que a decisão de uma pessoa não pode ser mudada após a morte. O homem rico da histria ainda vai enfrentar o Julgamento do Grande Trono Branco, onde será lançado no lago de fogo.

    PERGUNTA: Você já notou que o castigo pelo seu pecado não é só a morte física, mas também a segunda morte no lago de fogo, para sempre? ____________________

 

REVISÃO:

    1. O salário do pecado é a __________ .

    2. A morte entrou no mundo por causa do ____________________ . 3. Quais são os dois tipos de nascimento?

        a.

        b.

    4. Um corpo sem o ________________ está morto.

    5. A morte nunca é deixar de existir, mas é só _________________

    6. Faça uma lista com os três tipos de morte que o homem pode sofrer: a.

        b.

        c.

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory