III. Veja o Amor de Deus pelos Pecadores

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." Romanos 5:8

 

A. ELE NOS AMOU TANTO, A PONTO DE NASCER AQUI NA TERRA.

    1. Por favor, leia Mateus 1:18-25 e preencha os seguintes espaços em branco.

        a. Maria estava desposada (noiva) de ________ (v. 18)

        b. O nenê no ventre de Maria foi concebido pelo ____________________________. (vss. 18,20)

        c. A criança se chamaria Jesus, porque ______________ Seu povo dos pecados deles. (v. 21)

        d. Isto cumpriu a profecia que "a ____________ conceberá". (v. 23)

        e. A criança também seria chamada Emanuel, porque Ele seria: "________ conosco." (v. 23)

    NOTA: Jesus não nasceu com uma natureza pecaminosa igual a você e a mim, porque Seu nascimento foi um milagre do Espírito Santo, o qual desceu sobre a virgem Maria. Ele estava na terra como Deus em carne humana (veja também João 1:14).

    2. De acordo com João 6:38, Jesus desceu do ______.

    3. Por favor, compare Mateus 2:1-6 e Miquéias 5:2.

    Miquéias 5:2 é uma profecia sobre Jesus, e diz que Suas "saídas, origens" (Sua conduta de atividade e negócio) eram desde os __________________________.

    4. Em João 5:18, os judeus entenderam claramente que Jesus, ao dizer ser Filho de Deus, dizia que Ele era __________ com Deus.

    NOTA: Jesus não veio a existir quando nasceu aqui na terra. Ele já existia desde sempre como Deus. Cada pessoa começa a existir no momento em que é concebida, mas Jesus já existia no céu, antes do Seu nascimento miraculoso. De acordo com Miquéias 5:2, Ele sempre existiu. Só se pode dizer isto de Deus - por isso Jesus é Deus.

    ILUSTRAÇÃO: Admiramos e respeitamos os rapazes que, de boa vontade, deixam os prazeres e conforto do lar para ir defender o país numa guerra.

    Admiramos as pessoas que dão a vida ao serviço missionário, deixando para trás uma vida de conforto e posses.

    Mas, pense em Jesus. Ele deixou o céu, onde não há dor, nem sofrimento, nem sujeira, nem pecado. Deixou isto tudo para nascer num estábulo. E fez isto por nós, de boa vontade, para que pudéssemos ficar livres do pecado. Como deveríamos amar, admirar e respeitar nosso Senhor Jesus muito mais!

 

B. ELE NOS AMOU TANTO, A PONTO DE MORRER NA CRUZ.

    1. Hebreus 9:22 diz que não há remissão sem derramamento de ____________.

    NOTA: A palavra remissão significa "redução, soltar, ou perdoar". Não existe perdão de outro modo, porque Romanos 6:23 diz que o salário do pecado é a __________ .

    2. Depois que Adão e Eva pecaram, Gênesis 3:21 diz que Deus fez vestimentas de __________ para eles.

    3. O que Deus fez para conseguir as peles de animal? ________________________________________________

    NOTA: Vemos aqui a triste verdade, que nosso pecado causa sofrimento a outras pessoas e coisas. Deus foi gracioso ao homem, e aceitou o sangue inocente dos animais para cobrir o pecado do homem, temporariamente.

    4. Hebreus 10:4 diz que é impossível o sangue de animais ____________ pecados.

    NOTA: O sangue de animais inocentes era só a promessa de pagamento futuro, e não o próprio pagamento em si.

    ILUSTRAÇÃO: Talvez você tenha conta em um banco.

    Quando vai à loja e preenche um cheque, não significa que é o pagamento real pelo que comprou. O cheque é só a promessa que a loja receberá dinheiro de sua conta.

    Todo o sangue dos animais inocentes derramado a favor do homem era só um "cheque", uma promessa do pagamento real que viria.

    5. De acordo com João 3:16, Deus nos amou tanto, a ponto de dar Seu ______________________________ em nosso lugar.

    6. Romanos 5:7,8 nos diz que existem pessoas dispostas a morrer por uma pessoa boa, mas Cristo morreu por nós, quando ainda éramos __________________.

    7. De acordo com 1 Pedro 3:18, isto é o justo morrendo pelo ________________ .

    8. Hebreus 2:9 diz que Jesus provou a __________ por cada homem.

    9. Jesus, na cruz, aniquilou o pecado pelo sacrifício de ________________, de acordo com Hebreus 9:26.

    NOTA: Um sacrifício perfeito era necessário para salvar o homem do castigo pelo pecado. Só um nascimento miraculoso poderia produzir tal pessoa. Deus deu Seu Filho para ser este sacrifício. De acordo com 1 Pedro 2:21-24, Ele não ____________ , mas carregou os nossos pecados em Seu próprio corpo sobre o madeiro (a cruz).

    ILUSTRAÇÃO: Suponha que um homem estivesse fugindo da polícia e perdesse o controle do carro. O carro então bate num ônibus escolar, matando várias crianças. A corte decidiu que o homem era digno da pena de morte. Você daria seu filho para morrer no lugar do réu, a fim de que ele pudesse viver? Provavelmente não.

    Mas foi isto exatamente o que Deus fez por nós. Estávamos fugindo d’Ele, indo por nosso próprio caminho. No processo, arrastamos muita gente conosco. Por causa de nosso pecado, merecemos a morte - a morte eterna. Mas Deus, de boa vontade, deu Seu Filho para morrer em nosso lugar, a fim de que pudéssemos viver para sempre.

    PERGUNTA: Você já notou que Deus o amou demais, pessoalmente, a ponto de dar Seu Filho para morrer em seu lugar? __________________

 

REVISÃO:

    1. Jesus foi concebido no ventre de Maria pelo ____________________________.

    2. Jesus não foi criado ao nascer, porque Ele veio do ______.

    3. É impossível o sangue de animais ________ o pecado.

    4. Jesus aniquilou o pecado, através do sacrifício de _______________.

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory