IV. Veja a Resposta para a Salvação

"Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação." Romanos 10:9,10

 

A. DEVEMOS VIR A DEUS COM ARREPENDIMENTO.

    1. Lucas 13:3 diz que todo mundo perecerá, a menos que __________________________ .

    NOTA: "Arrepender-se" significa "perceber depois" ou "mudar de idéia".

    2. A ________________ segundo Deus pelo pecado, de acordo com 2 Coríntios 7:10, produz o arrependimento.

    3. De acordo com o mesmo versículo, a tristeza do mundo (pessoas perdidas) produz a __________ .

    NOTA: Todas as pessoas, uma vez ou outra, se sentem culpadas ou ruins, quando fazem uma coisa errada. A esta altura, a tristeza do mundo leva uma pessoa à depressão e talvez até ao suicídio.

    Mas a tristeza segundo Deus, a este ponto, levará a pessoa a Deus - onde o perdão verdadeiro pode ser obtido.

    4. Atos 26:20 nos mostra que o arrependimento verdadeiro nos faz ________________________ a Deus.

    ILUSTRAÇÃO: Suponha que esteja dirigindo e o carro dê prego. Se ficar lá sentado, sem fazer nada, o carro não será consertado, e seu problema continuará. O que pode acontecer é você ficar cada vez mais desanimado.

    A única opção que existe é conseguir a ajuda de alguém que entenda do problema e o conserte. Seu carro voltará a andar e isto o fará feliz.

    Da mesma maneira, só ficar sentado sentindo-se mal por causa do pecado nunca irá ajudá-lo. Só vai ficar cada vez mais deprimido. A única coisa a fazer é ir aquele que pode consertar o problema do pecado - Deus.

 

B. TEMOS QUE IR A DEUS COM .

    1. Hebreus 11:6 diz que a pessoa que se aproxima de Deus deve ________ que Ele existe.

    2. De acordo com Hebreus 11:1, "a fé é a certeza de cousas que se esperam, e a __________________ de fatos que se não vêem".

    3. Romanos 10:17 revela que o único lugar onde podemos obter fé é na ______________ de Deus, que é a Bíblia.

    NOTA: Fé não é um salto no escuro. É um passo inteligente, baseado nos fatos da Bíblia. Você vai notar em Hebreus 11:1, que a fé tem certeza e convicção. Estas palavras só podem ser usadas para uma coisa que é real.

   ILUSTRAÇÃO: Os Estados Unidos não mandaram o homem à lua sem antes pesquisarem o assunto completamente. Não foi uma explosão na escuridão do espaço, na esperança de que o foguete chegasse ao lugar certo. Através de cálculos meticulosos e muito estudo, decidiram que era possível mandar homens à lua em segurança.

   É tolice as pessoas "esperarem" ir um dia, de algum modo, para o céu. Ninguém poderá chegar lá por "acidente". Só se pode ir ao céu ouvindo, crendo e obedecendo ao que a Bíblia diz para fazer, a fim de ser salvo.

   4. Romanos 10:9,10 diz que se você confessar Jesus com sua ________, e crer em seu ______________ que Ele, sem dúvida, ressuscitou dos mortos, então você será salvo.

   NOTA: É preciso mais do que só crer que Ele o salve - você tem realmente que receber o que Ele oferece.

   ILUSTRAÇÃO: Suponha que lhe oferecesse um cheque de um bilhão de reais, e o banco lhe confirmasse que realmente possuo tanto dinheiro. Minha oferta não ia adiantar de nada se não a aceitasse.

   Do mesmo modo, muitas pessoas notam que são pecadoras. Também crêem que Jesus morreu mesmo na cruz, e que ressuscitou dentre os mortos. Até sabem, no fundo do coração, que devem ser salvas. Mas, enquanto ficarem adiando esta decisão, continuarão perdidas.

   Uma coisa é lhe oferecerem alguma coisa, mas é outra coisa totalmente diferente estender a mão e aceitá-la.

   5. Romanos 6:23 nos diz que a vida eterna é __________ de Deus através de Jesus Cristo.

   6. Efésios 2:8,9 nos mostra que a salvação é __________ de Deus, não vem de obra alguma que fazemos.

   ILUSTRAÇÃO: Se tivesse que pagar um centavo que fosse por alguma coisa, não seria um presente, mas uma compra. Se tiver que trabalhar um minuto para receber algo, não é um presente, mas parte do seu salário.

   Nos versículos acima mencionados, a Bíblia diz que a salvação é um dom (um presente). Isto significa que não tem que pagar um só centavo por ela, nem trabalhar um só minuto para recebê-la - porque Jesus já fez tudo. A única coisa que você tem que fazer é estender a mão e aceitar o que Deus está lhe oferecendo gratuitamente.

   PERGUNTA: Já virou as costas a seu pecado, voltando-se para Deus, pedindo-Lhe que o salve? _________________

 

REVISÃO:

   1. A menos que todos ____________________ , perecerão.

   2. A ________________ segundo Deus pelo pecado, prediz o arrependimento.

   3. Quais as duas palavras que descrevem a fé, provando que não é apenas um salto no escuro? ______________ e __________________

   4. O único lugar para se obter fé é na

____________________________________

   5. Para ser salva, uma pessoa tem que fazer mais do que crer em Deus, ela tem realmente que ____________ o que Deus está oferecendo.

arrow1.gif (977 bytes)                                                             wpe2.gif (973 bytes)

FlagLine.gif (1691 bytes)

email2.gif (4742 bytes)   home2.gif (4757 bytes)   order2.gif (4770 bytes)   download2.gif (4793 bytes)

Chapter 1, 2, 3, 4, 5, Final Test   Liberty Bible Course Directory